Assessoria de cobrança: o que você precisa saber

Quando pensamos Assessoria de cobrança, a primeira lembrança que vem à sua cabeça é de salas cheias de pessoas, colaboradores ligando insistentemente aos devedores, não é verdade? Quando paramos para observar todo o processo por trás de cada etapa e contato, essa ideia de que são apenas empresas que realizam milhares de ligações, acaba se tornando equivocada.

Na verdade, por conta da complexidade em fechar acordos, uma assessoria precisa de bons planejamentos estratégicos e do amplo conhecimento, para assim, recuperar a dívida e atingir o potencial de resultado esperado.

Quer ficar por dentro de como as assessorias de cobrança funcionam, quais são os processos ideais para esse tipo de negócio? Neste artigo iremos te deixar por dentro de tudo e explicar mais sobre o funcionamento de uma assessoria de cobrança.

Assessoria de cobrança: O que é

A assessoria de cobrança é uma empresa que tem como único propósito recuperar os valores em aberto deixados por clientes inadimplentes. A assessoria é capaz de abordá-los por meio de mensagens ou ligações telefônicas, a fim de reaver esses passivos.

As assessorias de cobrança possuem algumas divisões de acordo com seu modelo de trabalho.
Sejam elas:

Cobrança especial compartilhada

Por conta de acontecer de uma maneira um pouco diferente dos escritórios de cobrança comuns, é o modelo menos conhecido pelo público.

Nesse modelo, a assessoria trabalha dentro da empresa que a contrata, do mesmo modo como funcionários terceirizados. Ou seja, a empresa contratada que é responsável pela contratação dos funcionários e também pelas tecnologias usadas para fazer a cobrança. A empresa apenas fornece o espaço para que a assessoria possa trabalhar.

Isso faz com que a equipe de cobrança fique focada apenas em resgatar dívidas de uma empresa. Essa prática é mais comum em grandes empresas, onde há uma alta taxa de clientes inadimplentes.

Cobrança convencional

Nesse caso, a assessoria tem seu próprio escritório cobrança, com os seus funcionários e tecnologias. Esse tipo de formato, permite que essa assessoria de cobrança, possa atender diversos clientes em quaisquer segmentos, de acordo com sua capacidade.

Escritório de cobrança: O que é?

As assessorias que optam pelo modelo convencional, acabam sendo identificadas como escritórios de cobrança por possuírem um local próprio para realização do seu serviço, tanto virtual quanto físico. Essa identificação é feita pela característica de atender diversas empresas e assumir o papel de recebedora e negociadora com o cliente final.

Sobretudo, existem dois tipos de dívidas que, geralmente, são abordadas entre as assessorias de cobrança, sendo a cobrança extrajudicial e a cobrança judicial.

Cobrança extrajudicial

A cobrança extrajudicial é conhecida como “cobrança amigável”. Ela recebe esse nome porque possibilita que o devedor possa negociar o valor, a data e a forma de pagamento com o credor, sem a participação do Judiciário. Entretanto, caso não haja um acordo entre as partes, o empreendedor tem o direito de tomar uma posição mais rígida e optar pela cobrança judicial. 

Geralmente, essas dívidas são mais comuns em empresas como companhias telefônicas, financiamentos com faixa de atraso rentável ou que não compensam de débitos financeiros de baixo valor, por exemplo.

Cobrança judicial

Como o nome já diz, é um tipo de cobrança que já entraram em processos jurídicos. O trabalho da assessoria de cobrança nesse caso é fazer com que as partes cheguem em um acordo onde seja lucrativo e ágil no recebimento, já que o processo pela justiça costuma ser demorado.

Em casos como de financiamentos, é mais vantajoso receber uma quantia inferior ao valor inicial, muitas vezes, do que apreender um bem em mau estado ou com débitos superiores ao seu valor.

Quando o processo é judicial, é necessário que haja um representante legal durante as negociações e na finalização do acordo, por conta disso, as assessorias especializadas em cobrança judicial, precisam de um advogado em sua equipe para mediar qualquer situação.

Como funciona uma Assessoria de cobrança?

A assessoria de cobrança é uma prestadora de serviços contratada para fazer o trabalho de recuperação de débitos. Ou seja, são empresas criadas com o intuito de ajudar as outras empresas que não tem como atividade principal a cobrança. Sendo assim, o principal pilar de uma assessoria cobrança, é sua carteira de cliente

O que é uma Carteira de Cobrança?

É uma lista de pessoas em débito com determinada instituição. Nela estão registrados dados pessoais e também os dados relacionados à dívida como, por exemplo, o tempo de atraso e valor inicial. Elas são enviadas pelas empresas contratantes.

Antes de iniciar o processo de cobrança em si, o primeiro passo é o planejamento estratégico. Ou seja, é ele quem vai determinar qual vai ser a primeira forma de contato, se vai ser por e-mail, ligação, SMS ou carta.

O primeiro passo antes de buscar regularizar uma dívida é o planejamento estratégico. Ou seja, é ele quem vai determinar qual vai ser a primeira forma de contato com aquele devedor, se vai ser por e-mail, ligação, SMS ou carta

Mas por que esse primeiro contato precisa ser planejado? Cada um dos métodos escolhidos para o contato inicial pode impactar diretamente no sucesso da cobrança. Isso significa que o primeiro passo vai impactar nas etapas futuras.

Para simplificar, vamos usar uma analogia:

Imagine que você emprestou uma certa quantia em dinheiro para seu amigo, afim de receber novamente esse dinheiro emprestado, é mais prático e efetivo você ir até a casa dele ou enviar uma mensagem no Whatsapp e marcar um dia para ir lá e receber?

Escolhendo a primeira opção, provavelmente você irá passar por dores de cabeça desnecessárias, como ele estar ausente ou em que não está com o dinheiro em casa no momento.

Agora, através de uma mensagem de texto, você consegue contatar este amigo sem maiores problemas, de uma forma rápida, firmar um compromisso e, caso não obtenha resposta, você pode ir até a casa do seu amigo, com o argumento que tentou contato com ele, porém não obteve sucesso. Algo semelhante acontece na cobrança, por exemplo.

Ao escolher a mensagem meios de comunicação como SMS e e-mail, a assessoria consegue retornos espontâneos e sem gastar muito para fazer esse contato. Podendo focar as ligações nesse cliente, já que ele se mostrou disposto a fazer o pagamento. Nesse caso, o processo de cobrança se torna mais rápido e assertivo.

As assessorias de cobrança não têm um pagamento fixo válido para todas as carteiras. Dessa maneira, cada carteira de cobrança tem se próprio acordo que define qual porcentagem do recebimento vai para a assessoria. O mais comum entre os acordos é que os juros e multas fiquem por conta da assessoria e o valor inicial para a empresa. Porém, pode acontecer variações de acordo com o grau de dificuldade da carteira.

Cobrança e Recuperação de crédito

Por serem sinônimos, o que acontece com frequência é associarem cobrança com recuperação de crédito, não é? Apesar do mesmo escritório poder fazer os dois processos, são considerados formas diferentes para as Assessorias de cobrança.[

Abaixo explicaremos a diferença entre eles.

Cobrança

No sentido literal, significa solicitar um valor devido a um determinado consumidor.

A cobrança é a maneira mais popular que nós conhecemos. É quando um operador entra em contato com o devedor para negociar uma dívida específica. Decerto, diferente da recuperação de crédito, o objetivo é receber aquele valor da forma mais vantajosa possível.

Recuperação de crédito

A recuperação de crédito é diferente da operação de cobrança porque o seu foco não é exatamente liquidar uma dívida. Esse tipo de ação é normalmente voltado a consumidores endividados que já foram inseridos em cadastros negativos de órgãos como a Boa Vista SCPC e, por esse motivo, perderam o direito ao crediário em uma instituição financeira.

E é aí que entra o trabalho de recuperação: o intuito aqui é ajudar o inadimplente a liquidar as dívidas e regularizar sua situação para voltar a ter acesso a financiamentos e outras modalidades de crédito.

Conclusão

Por fim, uma assessoria de cobrança é mais do que fazer uma simples cobrança. Sendo assim, ela pode resolver a vida de quem só quer voltar a ter crédito no mercado, de forma que todos saiam ganhando na negociação.

E nós da Siscobra Sistemas, possuímos soluções para a cobrança seja você com sua Assessoria ou escritório de cobrança, com todas as ferramentas necessárias para realizar o ciclo completo da cobrança e recuperação de crédito.

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