Backup, o que é, como fazer e sua importância.

Você já deve ter se deparado por aí com a palavra “backup” ao mexer no seu celular, nos aplicativos ou no computador. As configurações do sistema ou dos programas volta e meia sugerem isso.

Já imaginou perder todos os dados da sua empresa ou do seus aparelhos eletrônicos pessoal? Anos de informações sob forma de arquivos desaparecendo para sempre por uma falha no sistema? Apesar de assustador, esse cenário é real e acontece mais vezes do que você imagina. Mas, afinal, o que é backup, como faço e qual é a sua importância?

O que é Backup?

Basicamente, backup é o ato de copiar arquivos, pastas ou discos inteiros (físicos ou virtuais) para sistemas de armazenamento secundários, visando a preservação dos dados em caso de falhas, erros ou qualquer outro problema onde ocorra risco de perda/danificação.

Após essa breve explicação, você já deve imaginar que precisamos copiar essas informações para algum lugar seguro. E para isso, portanto, é necessário decidir se salvará os dados em uma mídia física ou nuvem, se vai usar algum software…

Exemplos de Backup

A maioria dos usuários acham que TODOS os dados são copiados a cada operação de backup realizada, porém, isso quase nunca acontece.

Grande parte dos softwares possuem recursos para diminuir o tempo com essa operação, seja copiando dados de uma agenda de um celular ou um banco de dados corporativo.

Assim, a maioria dos softwares de backup monitoram as atualizações das informações e copiam somente os dados alterados. Isso significa menor tempo de cópia, consumo de energia e espaço utilizado, reduzindo assim diversos custos.

Veja alguns exemplos de backup abaixo:

Backup Iphone

No iOS, o backup fica armazenado no iCloud, o serviço de nuvem da Apple. Manter uma cópia de segurança é importante se você quer se preparar para atualizar ou restaurar o aparelho.

Backup Windows

Dependendo da versão que você utiliza do Windows, a cópia de segurança que você irá fazer pode mudar. O backup manual é indicado para versões mais recentes. Nele, você escolhe e transfere arquivos e configurações em uma mídia removível ou local de rede.

Backup de fotos e vídeos

A maneira mais simples de trabalhar com backup de fotos e vídeos no celular é usando o Google Fotos. Todas as fotos que você tira com a câmera do seu celular ficam salvas na sua conta do Google. Basta sincronizar e as alterações serão refletidas em todos os dispositivos.

Se você costuma usar o iCloud para armazenar seus arquivos, não tem problema: é possível migrar suas fotos e vídeos para o serviço do Google.

O armazenamento gratuito é ilimitado para fotos em “alta qualidade” até 16 MP (as fotos são compactadas para economizar espaço. Se uma foto for maior que 16 MP, ela será redimensionada, o mesmo com vídeos com mais de 1080p).

Tipos de backup

1- Nuvem

O backup em nuvem é o tipo mais adotado atualmente por empresas de todos os tamanhos e áreas.

Geralmente, os backups em nuvem são feitos continuamente. Para isso é preciso que a origem dos dados esteja conectada por uma rede ou conexão com a Internet à plataforma de armazenamento em nuvem.

Como o servidor responsável pelo sistema de armazenamento em nuvem está localizado distante do local em que a origem dos dados se encontra, é considerado um backup remoto.

Para ter acesso ao backup em nuvem, sua empresa deverá contratar uma plataforma de armazenamento como o Google Drive, por exemplo

2- Local

O backup local (também conhecido como backup tradicional) é a maneira mais antiga de se fazer cópias de segurança e armazená-las dentro do ambiente interno das próprias empresas. Para o processo, geralmente são utilizados hardwares de disco rígido.

A principal vantagem dos backups locais, é a proteção do conteúdo digital de:

  • falhas no disco rígido;
  • exclusões acidentais;
  • ataques de vírus.

3- FTP

Um backup por FTP é uma forma de transferir e proteger seus dados usando o Protocolo de Transferência de Arquivos (ou FTP resumido) do seu dispositivo ou dispositivos para um servidor FTP dedicado.

Geralmente são efetuados remotamente com o servidor FTP localizado em um centro de dados centralizado, longe do usuário e do (s) seu (s) dispositivo (s), embora um usuário também possa ter seu servidor dedicado localizado localmente, mas isso torna seu hardware e dados susceptíveis a qualquer desastre natural, como incêndio, água ou danos causados por tempestades que possam ocorrer.

4- Espelhado

Os backups de espelhamento são um espelho da origem da cópia. Isso quer dizer, por exemplo, que quando um arquivo é excluído na origem ele também é excluído no backup.

Use esse tipo de backup com cautela, pois um arquivo excluído acidentalmente ou por vírus, também será excluído backups espelhados sejam excluídos.

5- Remoto

O backup remoto, basicamente, nada mais é do que um backup normal, com a diferença de que ele fica guardado fora da estrutura de TI da empresa.

Com ele, ao invés dos dados serem copiados e guardados em mídia física, como fitas ou discos, ou mesmo no próprio computador; eles são enviados através da internet para outro servidor, seguro, fora da companhia.

6- Incremental

Este tipo de backup funciona da seguinte maneira: quando a cópia for realizada, a cada nova instrução de backup o sistema verificará quais arquivos foram alterados desde o último evento e, havendo alteração, só copiará os que forem mais atuais. Esse processo gera um fragmento de backup a cada operação, menor que a cópia completa dos dados.

7- Diferencial

Ele é feito após o backup full e realiza apenas backups dos arquivos já alterados em sua primeira execução.

Na segunda realização, ele faz o armazenamento dos documentos que foram alterados após o último backup completo, mais os arquivos modificados depois do primeiro diferencial.

8- Completo

Basicamente, o backup completo é aquele no qual realiza-se a cópia de todos os arquivos de um disco rígido, servidor ou determinado ambiente para um outro local. Como o próprio nome sugere, todos os arquivos necessários são replicados, integralmente

Por que é necessário fazer backup?

backup existe para auxiliar na prevenção de perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana. Isso garante a integridade dos dados, de configurações, bancos de dados e arquivos de usuários.

Mas, por exemplo, em uma grande empresa, é preciso colocar este sistema de maneira prática, onde não se pode perder grande tempo com o backup. Sem eles, muitos dados são simplesmente irrecuperáveis, caso sejam perdidos devido a uma falha acidental ou a uma invasão do computador.

Os backups devem fazer parte da rotina de operação de seus sistemas e seguir uma política determinada. O melhor é fazê-los da forma mais automatizada possível, de modo a reduzir o seu impacto sobre o trabalho dos administradores e operadores de sistemas.

Com que frequência devo realizar Backup

Atribuir valor a qualquer tipo de informação pessoal pode ser um processo subjetivo, pois cada usuário atribuirá a importância de manter seus backups pessoais atualizados de acordo com suas próprias experiências.

Por exemplo, imagine ambientes corporativos, onde uma vez que o tempo parado enquanto o sistema é recuperado, além de causar danos financeiros pela interrupção de serviços, pode inclusive tornar-se um grande desastre.

A principal razão de fazer backup é que equipamentos sempre falham, por mais seguros que sejam. De qualquer forma, todas as informações armazenadas devem possuir backup, sejam elas pessoais ou corporativas.

Práticas recomendadas sugerem que uma cópia completa dos dados seja feita pelo menos uma vez por semana, geralmente durante finais de semana ou fora do horário comercial.

Para suplementar esse backup completo semanal, empresas geralmente agendam tarefas adicionais de backup incrementais ou diferenciais, copiando apenas os dados alterados desde o último backup completo.

Equipamentos utilizados para o Backup

Chamados de “Storages” os equipamentos de backup baseados em arranjos de discos, facilitam o processo de backup e entregam mais proteção para os dados armazenados, tanto em ambientes residenciais quanto em grandes organizações.

Alguns desses equipamentos permitem duplicar os dados em diversos discos através da montagem de arranjos RAID, fazer a replicação de dados em tempo real para outros endereços ou a gerar sistemas redundantes de armazenamento.

Os sistemas de backup baseados em discos vêm substituindo gradativamente as tape libraries, autoloaders e hds externos, porém em muitas organizações essas tecnologias ainda trabalham em conjunto. O backup e o armazenamento em nuvem também tem evoluído, trocando a portabilidade antes baseada no backup em fita e cartuchos transportáveis por linhas de comunicação de alta velocidade.

Porém, empresas que precisam de um plano de contingência em caso de desastre não podem ficar a mercê de downloads sem fim para restaurar o ambiente de produção. Por isso, nós da Siscobra Sistemas disponibilizamos um pacote de backup de base de dados, onde contém monitoramento diário por conta da nossa equipe, além da sua operação perder no máximo três minutos, caso aconteça algo e necessite restaurar o ambiente.

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