Discador Automático: os benefícios dentro da sua empresa

Atualmente a automatização de processos é tão importante para as empresas, quanto a implementação das tecnologias em si. Ou seja, não basta ter uma plataforma de voz para receber ligações, é preciso utilizar seus recursos para dar mais produtividade e agilidade para o atendimento. E para eliminar uma parte das atividades repetitivas, como realizar campanhas ativas, lidar com grande volume de chamadas e perfis diferentes de clientes, foi criada uma ferramenta capaz de realizar automaticamente as chamadas, reduzindo o tempo entre uma ligação e outra e aumentando o volume de contatos efetuados com sucesso: são o discador automático, que além de aliviar o trabalho dos operadores, multiplicam os resultados da operação.

Continue lendo para conhecer mais sobre essa ferramenta, o que é, para que serve, seus benefícios e como ela pode mudar completamente o relacionamento com clientes dentro da sua empresa.

O que é um Discador Automático?

Também conhecido apenas como discador, é a sustentação de uma operação de vendas, cobrança ou relacionamento em massa.

Como seu nome sugere, O discador automático é uma ferramenta tecnológica que realiza discagens automáticas, permitindo que somente as chamadas realmente atendidas sejam encaminhadas aos operadores.

Assim, a operação recebe vantagens como a agilidade, assertividade e produtividade sem a necessidade de implicar aumento de pessoal e outros custos.

Ao utilizar análises estatísticas das chamadas efetuadas pelo operador, o discador prevê, por exemplo, o tempo médio de duração de cada contato, além do tempo utilizado para a discagem e aguarda até o cliente atender.

Tipos de discadores

Existem vários tipos de discadores para sua empresa, e certamente há aquele que mais se adequa à sua necessidade. Vamos conhecer alguns deles?

Discador automático preditivo: usado em empresas com alto fluxo de chamadas, utiliza dados gerados pela sua própria equipe que ficam armazenados no sistema de controle, conseguindo prever quando um atendente estará disponível, disparando a chamada antes mesmo dele desligar a atual chamada.

Discador manual: sendo ainda um dos mais utilizados nas centrais, pode ser controlado pelo próprio operador, podendo atingir bons resultados quando sua demanda requer atendimentos personalizados. Deve-se, no entanto, levar em conta que o volume de trabalho exigido por esse tipo de discador é alto e pode tomar mais tempo da sua equipe, diminuindo o volume de chamadas feitas.

URA Reversa ou discador agentless: a URA é uma Unidade de Resposta Audível, o que pode ser resumido como uma atendente eletrônica. E essa atendente pode também gerar ligações (por isso o “reversa” no nome), garantir o início da interação com o cliente e, logo após, enviar a chamada para o operador, garantindo assim o melhor resultado com menos tempo de equipe ocupado em cada atendimento.

Discador Power: possui funcionamento parecido com o do Discador Preditivo, mas aguarda o final de cada chamada realizada pelo operador para realizar uma nova, sem tentar prever quando a chamada terminará.

Discador Preview: permite ao operador visualizar os dados do cliente cujo número será discado, o que permite um planejamento da chamada baseado nas características daquele cliente. Este tipo de discador aumenta o nível de personalização da chamada, sendo ideal para agências de cobrança que trabalhem com débitos mais antigos, volumosos ou prospecção de vendas consultivas, por exemplo.

Discador Inteligente/Overdialing: este tipo de discador efetua a chamada apenas para os clientes que já possuem interesse no serviço ou produto, sem gerar chamadas aleatórias, aumentando as chances de sucesso no atendimento.

Como podemos perceber, existe uma grande variedade de serviços oferecidos por discadores, sendo flexíveis o bastante para atender a todas as necessidade de uma equipe que trabalhe com contato ao público.

Por que utilizar um discador automático dentro da minha empresa?

O discador automático é uma ferramenta que pode auxiliar as empresas em vários pontos importantes do atendimento ao cliente. Veja abaixo alguns benefícios recebidos com esse recurso.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade do sistema de ligações talvez seja o principal benefício para a sua empresa. Como já dito, o tempo dos operadores é valioso e deve ser aproveitado ao máximo para que os resultados sejam expressivos. Imagine que o atendente tenha que discar o número de cada contato o dia inteiro — quanto tempo isso levaria, no final das contas?

Melhora o atendimento

O atendente foca melhor no atendimento quando não precisa preocupar-se com certos detalhes. Como exemplo, o excesso de ligações não aproveitadas no mailing pode gerar desestimulo na operação por não conseguir contato com os consumidores. Já o discador transfere somente as chamadas atendidas, deixando a manutenção do mailing para o gestor.

Além do mais, um discador preditivo consegue respeitar o tempo de atendimento ideal para cada chamada, fazendo ligações mais precisas somente quando houver disponibilidade.

Ajuda na redução de custos

A redução de custos acontece em vários pontos do atendimento que utiliza discador automático. Por exemplo, o discador agentless permite, quase que inteiramente, um atendimento sem intervenção humana. O discador inteligente, por sua vez, ajuda a diminuir os impactos do canal 0800 para as empresas ao ofertar o retorno de ligações.

Além disso, a redução da ociosidade e o aumento da produtividade permitem que a operação dê um retorno melhor, aumentando o ROI da central de atendimento. Outro ponto importantíssimo é que as chamadas efetuadas no call center ativo representam um grande custo para as empresas.

E basicamente, quanto mais ligações conseguimos fazer em um tempo menor, mais produzimos e mais os custos são reduzidos, certo?

Integração entre discador automático e CRM

Se o plano é trabalhar o relacionamento com o cliente, integrar o discador ao CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma ótima estratégia, pois isso confere agilidade à rotina do seu call center.

Veja outros benefícios dessa união:

  • vantagens potencializadas: integrar sistemas tão eficazes como esses potencializa as vantagens de cada um em vários âmbitos dentro da empresa;
  • foco único: ferramentas integradas agilizam processos, pois trabalham de forma conjunta visando a um mesmo fim;
  • controle garantido: há um controle maior das operações, que ganham em eficiência e produtividade;
  • agilidade no atendimento: com informações concentradas em um único lugar, o atendimento torna-se mais ágil. O CRM pode reunir os dados mais importantes dos clientes.
  • custos reduzidos: como confere mais objetividade aos processos e às ligações, existe uma economia substancial com o custo das ligações telefônicas.

Como a Siscobra Sistemas pode te ajudar?

Contamos com soluções em Sistema de cobrança voltadas a cobrança em massa, com uma variedade de Discadores integrados a ele, podendo agilizar, otimizar e impulsionar a cobrança dentro da sua empresa.

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