Melhor Sistema de Cobrança: por que é importante pesquisar antes de contratar?

Em um dos principais setores que merece a atenção de quem empreende é o setor de cobranças. Afinal, a boa gestão dessa área é o que garante a redução da inadimplência e a sustentabilidade da sua empresa.

Conhecer sua empresa, saber os pontos fortes e fracos do seu negócio e entender onde existem possibilidades de melhorias é fundamental para que primeiro você conheça as reais necessidades da sua empresa e, depois, busque um Sistema de cobrança que melhor atenderá essas demandas.

Porém, qual é o melhor Sistema de cobrança para minha empresa? Se esse é seu desafio, leia até o final para saber de tudo.

Sistema de Cobrança: o que é?

Antes, vale uma breve explicação do que é um sistema de cobrança. Um sistema de cobrança é uma plataforma específica para organizar e gerenciar os processos de recebimento/pagamento de uma empresa. É uma solução que ajuda a agilizar a cobrança, automatizando a maioria dos processos e otimizando o fluxo de caixa, além de tornar tudo mais seguro e eficiente.

Além disso, o gestor consegue enxergar o seu negócio com uma visão ampla, entendendo o que de fato é lucro, o que deve ser provisionado e quais os caminhos para organizar melhor as finanças da empresa.

Quando a empresa ainda está com poucos clientes, é possível realizar as cobranças de forma manual. Mas à medida que a marca vai crescendo e atraindo novos clientes, as operações vão se tornando mais complexas e é ai que um Sistema de cobrança entra.

Por isso, adotar um software de cobrança é indicado para todo tipo de empreendimento!

Recorrente e Inadimplente

Sistema de Cobrança recorrente

Ideal para empresas que oferecem serviços relacionados a assinaturas/periodicidade, o Sistema de cobrança recorrente é um dos tipos dessa plataforma.

A cobrança recorrente é aquela feita de forma automática, quando a empresa oferece um produto ou serviço com assinatura. Pode ser uma solução mensal de manutenção de equipamentos, por exemplo, ou os tão famosos serviços de streaming.

O formato de aplicação da cobrança recorrente é bastante simples e prático. Além de permitir maior controle de pagamento, proporciona comodidade, tanto para o cliente quanto para o fornecedor do serviço.

Sistema de cobrança de Inadimplentes

Ideal para empresas focadas na recuperação de crédito, ou seja, clientes que estão em dívida e necessitam recuperar aquele valor, o Sistema de cobrança de Inadimplentes é outro tipo dessa plataforma.

Capaz de otimizar a gestão financeira de sua empresa, um sistema de cobrança voltado a inadimplentes, mais do que isso, é possível contribuir para um melhor fluxo de caixa além de reduzir bastante a inadimplência.

Tudo isso é possível porque a tecnologia permite a automatização das cobranças e a aceleração dos recebimentos em atraso. Além de que cada devedor é contatado de forma segmentada, conforme sua dívida e no tempo adequado.

Ferramentas essenciais em um Sistema de cobrança

Empresas que precisam de uma cobrança eficiente, ágil e bem organizada, podem contar com numerosos apoios tecnológicos, feitos justamente para ajudá-las.

Por isso, separamos aqui uma lista de ferramentas para empresas que são essenciais na hora da cobrança – seja para cobranças internas na sua loja ou para verificar a competência da empresa terceirizada que você pode contratar. Continue sua leitura e conheça as ferramentas principais:

Régua de cobrança

Basicamente, trata-se de uma ferramenta que determinará de que forma sua empresa fará a cobrança de clientes inadimplentes. Ela é utilizada para mapear todo o cenário de títulos em aberto e quais serão as medidas adotadas para reaver os valores devidos.

Existem diversas formas brandas de cobrança – envio da segunda via, notificação por e-mail ou SMS, lembrete antes do vencimento – que podem ser implementadas antes de ações mais agressivas e contundentes.

A régua de cobrança possibilita que, para cada cliente, de acordo com o perfil do contrato e também do histórico de adimplência, sejam aplicados critérios diferenciados levando em conta a gravidade dos casos analisados.

Portal de autonegociação

Ideal para empresas que precisam lidar com uma grande base de clientes inadimplentes, essa ferramenta funciona como um portal, onde o seu cliente devedor pode acessar para renegociar a dívida, avaliar formas de pagamento e começar a realizar sua quitação.

Para isso, a empresa de cobrança configura o portal com as possibilidades a serem fornecidas para o cliente colocar suas contas em dia. Depois disso, é só disponibilizar o link para o devedor escolher a melhor alternativa por conta própria.

Essa é uma boa forma de conseguir a recuperação de crédito sem precisar ficar ligando ou enviando várias mensagens para o cliente devedor. Isso dá mais agilidade para sua empresa e aumenta a recuperação de crédito com clientes que querem deixar suas contas em dia, mas preferem não receber ligações.

No entanto, é importante reforçar que o portal de autonegociação precisa ser uma ferramenta de cobrança complementar. Sabemos que nem todos os clientes terão a disposição para organizarem suas próprias contas. Por isso, é essencial contar também com outras estratégias de cobranças.

Discador automático

O discador automático é uma ferramenta indispensável para empresas de cobrança, ou mesmo para outras empresas que tenham uma grande carteira de clientes inadimplentes e resolvam lidar com eles internamente.

Essa ferramenta envolve um dos modelos mais comuns de cobrança: a ligação telefônica. Ela é usada quando a empresa tem uma equipe de cobradores que entram em contato com os devedores por telefone. Principalmente se essa empresa

Sem o discador, o processo de cobrança telefônica acaba envolvendo muita perda de tempo e o trabalho de uma equipe grande (dependendo do tamanho da sua carteira de cobrança). Afinal, a cada nova ligação, o cobrador precisa conferir o número do cliente, discar manualmente e aguardar o atendimento.

Armazenamento em Nuvem

Não necessariamente sendo uma ferramenta, os servidores em nuvem (também conhecidos como cloud server) revolucionaram o setor de TI. Inúmeras empresas já deixaram configurações de servidor e infraestrutura centralizadas e tradicionais para aproveitar essa tecnologia inovadora, uma vez que esse modelo de infraestrutura entrega mais segurança e facilita o acesso aos dados.

Suporte Técnico

O suporte deve ser um dos fatores mais importantes a serem analisados pelo cliente na hora de contratar um Software para cobrança. Afinal, a qualidade do suporte técnico pode revelar o quão cuidadosa é a empresa com seus clientes.

De nada vale contratar um sistema com todas as funcionalidades, que cabe no bolso, porém, na hora que a coisa fica feia, não possui um suporte ativo, onde seja possível resolver suas dúvidas de forma prática e rápida, não é mesmo?

Além dos tradicionais e-mail e telefone para contato, a Siscobra Sistemas oferece um serviço de abertura de chamados online, onde centralizamos a entrada de solicitações de nossos clientes.

Antes de dar assistência a quem está utilizando o sistema, oferecemos um treinamento inicial, feito de maneira totalmente online durante o período de implantação, para que os usuários aprendam a utilizar corretamente o sistema, evitando possíveis dúvidas ou erros na operação. Além disso, possuímos o Siscobra Help, uma plataforma online onde possuímos vários passos a passos sobre o sistema, além de resolvermos dúvidas pertinentes pelos nossos clientes.

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A verdade é que cada negócio tem suas necessidades próprias e, por isso, muitas vezes, um sistema de cobrança que atende seu parceiro pode não te atender, não existindo “Melhor sistema de cobrança”, e sim, uma solução que se encaixa melhor para cada perfil de empresa.

Por isso podemos te ajudar, possuímos soluções completas em Sistemas de cobrança de inadimplentes, para diferentes necessidades, contendo todas as ferramentas necessárias para a realização da cobrança, o que configura uma prática inteligente e que pode salvar seu negócio!

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