Sistema de cobrança – o que é?

Com um Sistema de cobrança bem integrado, é possível organizar todo ciclo da cobrança dentro da sua empresa, automatizar processos cansativos, ter visão e controle das contas a pagar, entregando resultados positivos.

Além disso, ter uma boa ferramenta deixa o método de pagamento mais seguro para seus clientes e dispensa maiores burocracias, resultando em uma gestão financeira de qualidade. Isso garante uma boa experiência ao consumidor e evita até mesmo a inadimplência, situação comum na maioria das empresas hoje em dia.

E claro, ter um contribui para a expansão do seu negócio, possibilidade de investir mais na aquisição de clientes, treinamento dos colaboradores, possibilidade de ofertar novos produtos, melhora na qualidade e, obviamente, mais lucro no fim do mês.

Mas atenção: antes de sair por aí contratando um software de cobrança, é preciso entender as necessidades e particularidades da sua empresa.

Como descobrir a melhor solução para a gestão da minha cobrança?

Contratar um sistema de cobrança é de suma importância para a saúde financeira do seu negócio, já que os consumidores procuram por bons preços, mas também por facilidade na hora do pagamento.

Um sistema completo deve oferecer soluções completas para sanar a sua necessidade, para que assim a sua empresa ganhe destaque perante os concorrentes. Oferecendo, por exemplo, mais opções de pagamento, como cobranças por meio de:

  • Pix
  • Cartão de crédito
  • Emissão de Boleto;
  • Mensalidades; e
  • Carnês de pagamentos.

Além disso, por mais completo que um sistema de cobrança seja, ainda haverá um humano operando do outro lado da tela.

Sendo assim, pensar no manuseio do software é imprescindível e contar com uma plataforma que tenha todas as ferramentas necessárias para a gestão da sua cobrança, cujo uso seja prático e descomplicado, oferecendo suporte de qualidade, é a melhor saída.

Integração com ERP

Você sabe o que é um ERP? Não? Então vamos entender o que significa ERP. Esta sigla em inglês significa Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido para Planejamento dos Recursos da Empresa. 

Eliminando operações manuais e transformando-as em processos automatizados, trata-se de um sistema de gestão empresarial que auxilia nos processos internos, garantindo a guarda das informações em seu banco de dados.

Ou seja, essa integração ao sistema de cobrança que você vai contratar para sua empresa é necessária para que todos os sistemas e ferramentas conversem de forma clara, melhorando a eficiência e produtividade operacional do encarregado e da empresa no geral.

Procure um sistema moderno e intuitivo

Pensar no manuseio do software é uma das partes mais importantes, afinal, nenhum sistema de cobrança, por mais completo que seja, funcionará sozinho.

Por isso, procure soluções modernas e intuitivas, que contenham todas as ferramentas necessárias para uma cobrança eficiente.

4 ferramentas indispensáveis que um bom Sistema de cobrança deve ter:

1- Régua de cobrança

Basicamente, trata-se de uma ferramenta que determinará de que forma sua empresa fará a cobrança de clientes inadimplentes. Ela é utilizada para mapear todo o cenário de títulos em aberto e quais serão as medidas adotadas para reaver os valores devidos.

Existem diversas formas brandas de cobrança – envio da segunda via, notificação por e-mail ou SMS, lembrete antes do vencimento – que podem ser implementadas antes de ações mais agressivas e contundentes.

A régua de cobrança possibilita que, para cada cliente, de acordo com o perfil do contrato e também do histórico de adimplência, sejam aplicados critérios diferenciados levando em conta a gravidade dos casos analisados.

2- Discadores

Os discadores são essenciais para empresas que precisa manter um contato próximo e em massa com seus clientes, como assessoriais de cobrança e call centers. Além de proporcionar uma discagem mais rápida, eficiente, e documentada, existem inúmeros modelos para diferentes perfis de empresas, que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade da sua empresa.

3- URA e Robô de voz

Os famosos “Atendentes Virtuais”, são ferramentas que utilizam da inteligência artificial para simular a fala humana e entrar em contato com os clientes de uma empresa.

Utilizado para entrar em contato para passar informações ou venda de produtos, podem ser incorporados com a finalidade de cobrança, onde a grande vantagem é otimização e rápida negociação.

4- Portal de Autonegociação

Usada por empresas que precisam lidar com uma grande base de clientes inadimplentes, essa ferramenta de cobrança funciona como um portal que o seu cliente devedor pode acessar para negociar a dívida, avaliar formas de pagamento e começar a realizar a sua quitação.

Para isso, a empresa de cobrança configura o portal com as possibilidades a serem fornecidas para o cliente colocar suas contas em dia. Depois disso, é só disponibilizar o link para o devedor escolher a melhor alternativa por conta própria.

Essa é uma boa forma de conseguir a recuperação de crédito sem precisar ficar ligando ou enviando várias mensagens para o cliente devedor. Isso dá mais agilidade para sua empresa e aumenta a recuperação de crédito com clientes que querem deixar suas contas em dia, mas preferem não receber ligações.


Agora que você já sabe tudo sobre como escolher e implementar um sistema de cobrança eficaz para sua empresa e alavancar seu negócio, podemos lhe ajudar ainda mais com nossas soluções adequadas a diferentes necessidades, basta entrar em contato e agendar uma demonstração para conhecer mais!

3 comentários em “Sistema de cobrança – o que é?”

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